Bahia confirma 61 casos de H1N1; última remessa de vacinas chega até 13 de maio


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou um novo boletim de H1N1, com dados até o dia 5 de maio. Já são 61 casos confirmados este ano em todo o estado. Entre os casos há 13 mortes, registradas nos seguintes municípios: Salvador (5); Bom Jesus da Lapa (1); Boquira (1); Ibipeba (1); Irecê (2); Teixeira de Freitas (2); Vitória da Conaef611a87dquista (1).

Após a penúltima remessa enviada pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (5), a Bahia recebeu ao todo cerca de 2,9 milhões de vacinas, o que equivale a 90% do total previsto. Segundo o ministério, todos os estados vão receber o restante das vacinas até o dia 13 de maio. A pasta garante ainda que não faltarão vacinas, pois foram compradas 4 milhões a mais do que o necessário para atender os cerca de 50 milhões que compreendem o público-alvo.

Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) apontam que cerca de 51% do público-alvo da campanha já foi vacinada no estado. Ramon Saavedra, coordenador de imunização da Sesab, acredita que há uma subnotificação. “Esse número deve ser maior. Como a demanda está alta, as unidades de saúde não tiveram tempo para alimentarem no sistema”, sugere.

Em Salvador, a procura pela vacina continua alta, segundo a coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos. Ela afirma que 402 mil pessoas já foram vacinadas. “Em outras campanhas, a secretaria que procura a população, nessa está acontecendo o contrário. Mostra um reconhecimento da população de que a vacina é uma ferramenta de prevenção”, analisa.

Os casos confirmados de H1N1 aconteceram em Salvador (28); Boa Nova (1); Bom Jesus da Lapa (1); Boquira (1); Campo Formoso (1); Eunápolis (1); Feira de Santana (1); Guanambi (5); Ibipeba (1); Ibirataia (2); Irecê (2); Itabuna (1); Jacobina (1); Lauro de Freitas (4); Paramirim (1); Piripá (1); Rio de Contas (1); Teixeira de Freitas (3); Vitória da Conquista (5). Correio.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!