Cinco estudantes de Manoel Vitorino foram selecionados para Coletânea Literária Nacional


Foto: Portal Catingal

CINCO ESTUDANTES DA CIDADE DE MANOEL VITORINO – BAHIA tiveram os seus textos selecionados e serão publicados em uma coletânea de crônicas e histórias produzidas por estudantes, de todo o país, participantes do projeto “Ler é Bom, Experimente!”. O livro intitulado As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 11 é a décima primeira coletânea do projeto reunindo, por concurso, os alunos que escreveram os melhores textos. Há dezenove anos escolas de todo o país participam do projeto “Ler é Bom, Experimente!” que é desenvolvido pelo Grupo Projetos de Leitura, com aprovação do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura com o objetivo de incentivar a leitura e criatividade de estudantes de escolas públicas.
Todos os alunos participantes do projeto receberam exemplares dos livros “Acredite se quiser!” e “Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda”, de Laé de Souza, para leitura, discussão dos temas propostos nas obras, adaptação para teatro, exercícios e outras atividades, culminando com a criação de um texto para participar do concurso literário. Os melhores trabalhos foram premiados com livros e participam da coletânea junto com estudantes de várias regiões do Brasil.

AS ATIVIDADES DO PROJETO NAS ESCOLAS DE MANOEL VITORINO QUE TIVERAM OS TEXTOS SELECIONADOS FORAM COORDENADAS PELAS PROFESSORAS DAIANE GOTARDO, AMANDA RIBEIRO BARROS, LUANA MEIRA ROCHA E ANATALINA PIRES LAGO, QUE RECEBERAM UMA CARTILHA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR A EXECUTAR AS ATIVIDADES DENTRO DA SALA DE AULA. TIVERAM OS SEUS TEXTOS SELECIONADOS OS ALUNOS ANA ISIS SOUZA DOS SANTOS, DAYANE CAMPOS ALMEIDA, MARLA SOUZA CASTRO, ADRIELE VIEIRA FRANÇA E ZAQUEU OLIVEIRA NASCIMENTO, DAS ESCOLAS E.M. CLERISTON ANDRADE E E.M. RIO DAS CONTAS.

Para o coordenador do trabalho, o escritor Laé de Souza, a ideia é atrair todos os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua própria escola. “A disseminação da leitura na sala de aula, se bem orientada, poderá criar novos cidadãos apaixonados pela leitura e com vontade própria de ler. O professor é nosso parceiro e assume conosco a empreitada de fazer o aluno descobrir o prazer da leitura”, diz o escritor.

Participaram das atividades em 2019, cento e vinte escolas de dezoito municípios, beneficiando mais de 20 mil estudantes. Os textos produzidos pelos alunos foram selecionados na primeira fase pelos professores e, posteriormente, pelo Grupo Projetos de Leitura que escolheu 99 textos para compor o livro “As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 11”, sendo que 59 estudantes são de cidades baianas. Por conta disse, Jequié foi escolhida como palco de lançamento do livro que acontecerá no dia 13 de novembro no Auditório Waly Salomão, na UESB, com direito a autógrafos dos jovens autores e presença do escritor Laé de Souza, autor do projeto.

A Secretaria Municipal de Educação de Manoel Vitorino, Bahia, no âmbito de suas práticas administrativas/pedagógicas, felicita a todos os professores e alunos pelo mérito.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!