Imprensa brasileira perde apoio enquanto democracia se fortalece, diz pesquisa


Jornal Fake News. (Foto: Rawpixel / Envato)

Segundo estudo divulgado pela Pew Research Center nesta quinta-feira (27) a democracia no Brasil teve um fortalecimento, enquanto a liberdade de imprensa perdeu apoio.

A pesquisa divulgada pelo instituto norte-americano mostrou que os brasileiros estão avaliando melhor o funcionamento da democracia, que há dois anos atrás mostrava “insatisfação” de 83% da população contra 56% agora.

Entre os itens avaliados estão a livre circulação de ideias, a liberdade religiosa, a realização de eleições e uma Justiça independente. Ao todo foram 38.426 entrevistas em 34 países, entre 13 de maio e 2 de outubro de 2019.

Para Richard Wike, diretor do setor de Pesquisas de Atitudes Globais do Pew, no Brasil a insatisfação diminuiu logo após as eleições. Ele avalia ainda que houve um declínio acentuado entre as pessoas de direita.

“No país, a insatisfação caiu ao longo de todo o espectro ideológico, mas o declínio foi especialmente acentuado entre pessoas que se identificam como de direita”, analisa.

A abordagem ideológica de esquerda de grande parte da imprensa brasileira resultou na queda no apoio à liberdade de imprensa, segundo a pesquisa.

Para 60% dos brasileiros entrevistados é muito importante que a imprensa possa reportar as notícias sem sofrer censura. Em 2015, o apoio era de 71%.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!