Manoel Vitorino 55 Anos de História, Parabéns minha terra amada!


Vista Panorâmica da Cidade de Manoel Vitorino em 1957

O Município de Manoel Vitorino, festeja no próximo dia 29 de julho os seus 55 anos de emancipação política. Criado com território do distrito de imbuíra e parte dos territórios dos distritos de Catingal e Mirante, foi desmembrado de Boa Nova, por Lei Estadual de 30.07.1962, com a denominação de Manoel Vitorino. A sede, formada distrito com o topônimo de Cachoeira de Manuel Roque, em 1934, nome alterado para imbuíra, em 1938, foi elevada à condição de cidade, quando da criação do município, através de lei que também alterava a denominação da sede para MANOEL VITORINO.

Prefeitura Municipal de Manoel Vitorino 1957

O nome MANOEL VITORINO, foi em homenagem, ao médico e político baiano Manoel Vitorino Pereira, ele foi o segundo Governador da BAHIA no período republicano, VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA no mandato de PRUDENTE DE MORAES e PRESIDENTE DA REPUBLICA (interino) por quatro meses.

Praça Nelson David

Distante 399 quilômetros de Salvador, a capital do Estado, possui uma área total de 2.408,9 quilômetros quadrados, a sua população e de 14.364 habitantes, com 11 mil eleitores. Sua economia está baseada na pecuária de corte e leite, no comércio e na produção agrícola, MANOEL VITORINO conhecido inicialmente por Cachoeira de Mané Roque, depois imbuíra, por possuir muito imbuzeiros ou pé de umbu na região, hoje ele conhecido nacionalmente por ser a Capital do Umbu, e durante a sua safra recebe muitos visitantes.

Mapa de Manoel Vitorino

Apresenta como local pitoresco a 1 km da sede da cidade, a Pedra da Figura com seus desenhos rupestres, que segundo relatam os historiadores, foram feitas por Índios da tribo dos Guaranis, índios que habitavam na caatinga e que foram extintos. Muitos curiosos visitantes apreciam a Pedra. Neste mesmo lugar existe ainda um Olho D’água por nome Cardoso, muito antigo que nunca secou, onde brota do seu interior águas doces e cristalinas e de muito efeito medicinal.

Em tempos de cheias, a Cachoeira da Pancada, localizada no Rio Cachoeira que passa nos arredores da cidade recebe milhares de banhistas vindos de todos os lugares.

No município, existem muitos artesanatos, histórias e, todo mês de janeiro se realiza a famosa Festa do Umbu.

Também faz parte do município de Manoel Vitorino o Distrito de Catingal que tem mais de 200 anos de história e onde está concentrado as maiores riquezas deste município.

Levy Barros

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!