Manoel Vitorino: Prefeitura vai continuar comprando produtos da agricultura familiar para a merenda escolar


Foto: Prefeitura Municipal de Manoel Vitorino

No ano de 2018, ainda na gestão do ex-prefeito Heleno Vilar, a prefeitura municipal de Manoel Vitorino trabalhou com a Agricultura Familiar e fez um excelente trabalho com a comercialização dos produtos. O serviço foi realizado por meio do PA, junto ao governo federal, através do MDA e o município atendeu 27 produtores direto, comercializando entre município, governo federal e produtor.

Já na Agricultura Familiar direta para a merenda escolar ficou por conta da COPROAF, a qual ganhou a licitação de 2018, para trabalhar com os agricultores da Agricultura Familiar de Manoel Vitorino e fornecer alimentação para a escola, dessa forma foi possível levar alimentos da Agricultura Familiar direto com a cooperativa COPROAF.

Em 2019, o prefeito Silvany Barros modernizou a licitação e abriu direto para o agricultor familiar, ou seja, as Associações que possuem CNPJ jurídico, que é uma exigência para concorrer licitações, poderão concorrer a licitação. Por telefone falamos com o Secretário de Administração Almir Nunes, que disse, que desde o ano passado que vem trabalhando com a Associação das Fruteiras, que se encontra apta a participar e vai participar na próxima semana da primeira licitação de Associação Jurídica onde se espera atingir cerca de 60 produtores vendendo direto, produtor, via Associação Jurídica para a merenda escolar.

“A prefeitura, juntamente com a secretaria de administração damos todo o suporte jurídico para que eles se preparassem juridicamente para participar, por que a Agricultura Familiar é o diferencial do município, dentro da própria licitação já diz que, o agricultor familiar forneça produtos para a merenda escolar em termo preferencial e este ano o prefeito Silvany já deu esse novo seguimento que é a agricultura familiar fazendo parte da merenda escolar”, disse Almir Nunes.

De acordo com Almir, ano passado o governo federal investiu 116 mil reais no PA, programa que distribuiu produtos do agricultor familiar para toda população carente.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!