Município de Manoel Vitorino têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal


O Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em mais três cidades atingidas por desastres naturais. Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino e Remanso, na Bahia, sofrem com longos períodos de seca e estiagem. O reconhecimento do Ministério da Integração foi publicado na última sexta-feira (17) no Diário Oficial da União.

A medida permite que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações emergenciais de socorro, assistência e recuperação de áreas atingidas.

Além disso, o reconhecimento federal também permite à população afetada a renegociação de dívidas no setor agrícola junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica.

A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) tem vigência de 180 dias.

Para ter acesso a recursos emergenciais, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Após a análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Portal Catingal

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!