Notícia sensacionalista nega informações a população, trazendo preocupação ao povo de Manoel Vitorino


Ontem à noite circulou nas redes sociais, a informação, extraída de blogs regionais aliados a oposição e um deles comprovadamente recebe para este fim, sobre um empréstimo solicitado a câmara municipal, por meio do projeto de lei 564 de 11 de dezembro de 2019, onde o gestor de Manoel Vitorino pede a aprovação da Câmara para contratar o serviço de crédito com a DESENBAHIA, em um valor de até 2.000.000,00 (Dois milhões de Reais).

O blog que veiculou a notícia faltou com a verdade quando citou os valores, aumentando de dois milhões para, dois milhões e duzentos mil e politizou a matéria quando escreve que, “o prefeito usará o dinheiro no seu último ano de gestão, que será o ano de eleição, deixando à dívida do empréstimo para ser pago pelo município após o término do seu mandato”, como se tivesse certeza que o prefeito, que é pré-candidato a reeleição, fosse perder a política, além de omitir informação, não divulgando, onde os recursos resultantes do financiamento seria destinados.

Matérias feitas com irresponsabilidade, sem ouvir o outro lado, trazendo desserviço à população e omitindo informações pode ser considerada Fake News.

De acordo com o vereador Jairo, o valor do empréstimo a ser contratado não foi feito pelo prefeito, a DESENBAHIA calculou a renda do município, as dívidas já contraídas e concluiu que, o município de Manoel Vitorino poderia contratar o serviço de crédito no valor de até 2.200.000,00 (Dois milhões e duzentos mil Reais), e que o prefeito Silvany Barros optou pelo valor de dois milhões.

Ainda de acordo com o vereador, o projeto deve ser votado na segunda-feira (30), os recursos serão usados para Infraestrutura Urbana e Saneamento e reestruturação da Praça pública do Distrito de Catingal, além disso, Jairo disse que os vereadores irão fazer uma emenda onde esclarecerá para onde será destinado cada parte dos recursos, abrangendo todo município.

O juro é de 5,5% ao ano, em uma análise rápida poderíamos ilustrar: 5,5 ÷ em 12 meses = 0,45 + 0,90 de CDI = 1.36% ao mês.

O Portal Catingal buscou informações com uma pessoa que trabalha em Banco para entender como esse cálculo pode ser feito, de acordo os cálculos desse especialista, a prestação dos Dois milhões baseados no juro de 5,5%, sem a inclusão do CDI, que é calculado no dia do pagamento, poderá chegar em R$ 21.572,73 que, multiplicado por 120 meses daria no total de R$ 2.588.727,6, uma prestação de aproximadamente 22.000,00 (Vinte dois mil Reais), é o que a prefeitura irá pagar por mês, para dar um grande salto em obras de infraestrutura em nosso município.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!