O que é o hipertireoidismo?


O Universo Jatobá recebeu uma mensagem da leitora Marisa Leite dizendo que a irmã dela tem problemas na tireoide, ela comentou que a doença causa emagrecimento e gostaria de saber alguma dica que possa ajudar no tratamento.
Primeiramente é bom ressaltar que a tireoide é uma glândula muito importante para o bom funcionamento do organismo. Ela fica na parte da frente do pescoço, abaixo da laringe. A tireoide produz os hormônios T3 e T4 que controlam o nosso metabolismo.
Como a Marisa comentou que o problema de tireoide da irmã dela causa emagrecimento, então ela deve sofrer de hipertireoidismo, que é quando ocorre o aumento do funcionamento dessa glândula e consequentemente o aumento na produção dos hormônios T3 e T4.
A endocrinologista Roberta Frota, do Hospital 9 de Julho, explica quais são as principais doenças e os distúrbios que podem causar o hipertireoidismo. “A mais comum é a Doença de Graves, que acomete predominantemente mulheres, tem causa imunológica que é a produção de anticorpos que estimulam a tireoide, causa aumento da glândula, o chamado bócio. Outras causas são os nódulos funcionantes benignos que produzem hormônios e são mais comuns em pessoas acima dos 50 anos”, ressalta.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o hipertireoidismo também pode ocorrer devido ao excesso de iodo na alimentação. Ainda de acordo com a SBEM, essa doença é mais comum em mulheres com idades entre 20 e 40 anos, mas os homens também podem desenvolver o hipertireoidismo.
Nervosismo, fraqueza, perda de peso, tremor nas mãos, aumento da transpiração, batimentos cardíacos acelerados, insônia, perda de cabelo e menstruação irregular nas mulheres são alguns sintomas do hipertireoidismo. O diagnóstico da doença pode ser feito por exames de sangue que medem a dosagem do hormônio TSH que é produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide.
Não existe uma maneira de prevenir o hipertireoidismo, mas se na sua família existem casos da doença, redobre a atenção. “Indivíduos que apresentam história na família de hipertireoidismo ou nódulos devem ficar atentos, pois são mais suscetíveis a estas alterações. Nas consultas de rotina devem comentar este fato com o médico e, se necessário, consultar um endocrinologista”, orienta a Dra Roberta.
O tratamento da doença depende da causa e da gravidade dos sintomas. “No caso de distúrbios hormonais será feito o tratamento com medicação específica. Em alguns casos, como nódulos malignos, por exemplo, é indicado cirurgia e em outros o radioiodo”, explica a endocrinologista. Portanto, a nossa dica para a irmã da leitora Marisa Leite é procurar um endocrinologista para que o médico prescreva o melhor tratamento para o caso dela.
O hipertireoidismo pode desencadear outras doenças que são citadas pela Dra Roberta Frota. “Arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, osteoporose, distúrbios psiquiátricos, que serão mais graves quanto mais intenso o distúrbio hormonal”.
Sempre que perceber que algo não vai bem com a sua saúde, procure um médico, pois essa é a melhor forma de detectar alguma doença, e se necessário, começar um tratamento. Outra dica é fazer um exame de sangue, ou até mesmo um check-up anualmente. O nosso bem-estar começa pela nossa saúde. Universo Jatobá.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!