PT promove candidatura de Lula ao Nobel da Paz


Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O site oficial do Partido dos Trabalhadores anuncia que já existem uma campanha para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2019.

O responsável pela mobilização é o ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do prêmio em 1980. Ele está reunindo assinaturas para oficializar a candidatura em janeiro de 2019. A busca é por indivíduos que se encaixam nos critérios estipulados pela organização. Segundo ele, existiriam milhares de pessoas aderindo à campanha desde o ano passado.

O estatuto da Fundação Nobel estabelece que podem subscrever a indicação ao prêmio integrantes de assembleias nacionais, chefes de Estado, reitores universitários, membros, ex-membros e ex-assessores do Comitê Norueguês do Nobel e pessoas que já receberam o prêmio.

A narrativa dos apoiadores do ex-presidente, preso em Curitiba por corrupção e lavagem de dinheiro, é que apresentar Lula como “um lutador incansável contra a fome e a pobreza”. Destacam ainda que ele seria um líder mundial na busca pela paz e pela dignidade humana.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro líder brasileiro de expressão a assinar o formulário do Comitê Norueguês.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!