Quem vencerá a eleição para prefeito em Manoel Vitorino em 2016?


A população de Manoel Vitorino, pelo menos os que nada recebem da gestão publica – grande maioria – estão totalmente desinteressada por eleição, porém jamais poderemos deixar de falar sobre, uma vez que, como disse Winston Churchill “a política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”. 
Preocupado em não sermos mortos outra vez, é que escrevemos esse artigo, a fim de nos ajudar a pensar esse grande e grave problema em Manoel Vitorino, eleger um governante que pense no povo sofrido dessa cidade.
A politica não é o que percebemos na pratica do nosso dia a dia, a mesma surgiu na Grécia antiga, pensada a partir da maneira complexa dos ideais de homens e sociedades pensadas pelos filósofos, pela necessidade de administrar as cidades. Portanto, de Pólis (cidade) surgiu a política e político é aquele que serve à Pólis.
A política também é entendida como a arte do convencimento para o bem da população. O cidadão útil passa a ser aquele que se interessa pela política.
Na eleição ocorrida em 2014 na cidade de Manoel Vitorino, antes das eleições, os principais articuladores políticos do prefeito Lenilton Lopes afirmavam que o resultado do pleito serviria como uma “bússola” para nortear os rumos da disputa eleitoral de 2016. Agora, após a posse do governador Rui Costa e com os deputados eleitos empossados em seus mandatos desde fevereiro, já tem gente se preparando para o próximo embate, que promete ser o mais quente dos últimos anos.
O prefeito Lenilton Lopes ainda, no tornou publico a sua escolha, mas ninguém tem duvida que o nome escolhido será o de Robson Vilar. Muitas pessoas já afirmam categoricamente que o prefeito Lenilton Lopes já deixou claro que perdendo ou ganhando vai apostar em Robson Vilar.
No planejamento do grupo do prefeito Lenilton Lopes, o candidato que representa a oposição em Manoel Vitorino, qual seja, Heleno Vilar não poderá ser candidato, essa informação é defendida pelo jurídico que defende o grupo politico de Lenilton Lopes. Nesse sentido, eles não enxergam dificuldades para fazer de Robson Vilar prefeito de Manoel Vitorino, obviamente esse pensamento está respaldado na DIFICULDADE DO ADVERSÁRIO, ante A QUALIDADE do seu candidato, o que torna muito perigoso.
A parti de agora, tudo de bom que ocorrer em Manoel Vitorino será OBRA de Robson Vilar, todo evento promovido pela prefeitura de Manoel Vitorino, transformar-se-á em palanque politico, a fim de promover o nome de Robson Vilar, como aconteceu semana passada na conferencia municipal de saúde, que ao invés de falar de saúde publica, transformou-se em palanque politico. Em fim, no tabuleiro do prefeito Lenilton Lopes “o jogo está jogado”. 
O grande problema do grupo politico de Lenilton Lopes, que segundo uma matemática rápida que explicaremos em outro momento detém cerca de 3.000 votos, além do grande desgaste em torno do nome de Lenilton e seu grupo, chama-se JOCINHA LIMA, presidente da câmara municipal de Manoel Vitorino. Dos supostos 3.000 votos representados pelas forças que compõem o grupo politico escapam-se Jocinha Lima e quiçá Olavo Meira. 
Um pássaro azul deixou claro, que Jocinha Lima não apoiará de forma alguma o nome de Robson Vilar, ela será candidata, com ou sem o apoio de Lenilton Lopes. Quando insistida em escolher numa suposta dificuldade em manter-se como candidata, ela admitiria o nome de Heleno Vilar, em detrimento de Robson. 
Não é demais lembrar, que Jocinha Lima foi a vereadora que obteve a maior votação no grupo de Lenilton Lopes. Foram 555 votos, o que já a tornaria um excelente nome, sem pensarmos na sua liderança exercida nos últimos anos, liderança essa, o que a fez presidenta da câmara mesmo sem o apoio do prefeito. Jocinha Lima tem um perfil politico muito arrojado, gosta de enfrentar desafios, e é estimulada quando desafiada.
O mesmo pássaro azul me confidenciou que não muito distante Jocinha Lima irá organizar um evento, em que serão apresentados os seus deputados estadual e federal, que darão apoio ao seu nome como candidata a prefeita em 2016. Sendo verdade, não haverá mais hipótese para Jocinha ficar no grupo politico de Lenilton Lopes, o caminho não tem retorno. Outra informação de bastidores da política será o alheamento político entre Jocinha e Olavo. Olavo Meira teria chamado Jocinha para juntos irem visitar a “caatinga”, falar ao povo que os mesmo serão candidatos, e que ambos discordam do nome de Robson Vilar, ao tempo que explicaram a população, o porquê Robson Vilar não serve como candidato.
Já na oposição, em conversas reservadas Heleno encara o pleito de 2016 com muita paciência e naturalidade. Aguarda a forma com que Lenilton vai “descascar o pepino” de agradar e acomodar a todos do seu grupo. A ultima eleição foi decidida por 22 votos, e Heleno Vilar aprendeu que politica se ganha nos detalhes, e em particular, o próximo pleito eleitoral quem errar menos sairá vitorioso.
Segundo nossa avaliação pessoal, Heleno tem assegurado HOJE, 30% dos votos validos em Manoel Vitorino, que representaria 2.700 votos. Como Heleno migrou para o grupo do governador Rui Costa, logo que tem como seus deputados Antônio Brito (Federal) e Marcelo Nilo (estadual), Heleno modificou o tabuleiro construído na eleição de 2014. Agora sendo ele do grupo do governador, gozará dos benefícios do governo estadual e federal. É muito difícil alguém arrancar um desses 2.700 votos de Heleno Vilar.
Lenilton que teria 3.000 votos, com a posição de Jocinha, e aparentemente de Olavo, mas o desgaste de um péssimo governo enlameado na corrupção não conseguiria TODO O GRUPO somar mais de 2.800 votos. Robson Vilar não consegue superar as barreiras dos 900 votos, já Jocinha ficaria com cerca de 950 votos, mesmo sem a maquina funcionando ao seu favor, como está com Robson Vilar. Olavo teria 800 votos ao seu favor. Isso significa que cerca de 48% do eleitorado de Manoel Vitorino não sabem em quem votar. O fato é que se o grupo de Lenilton se dividir, somente um milagre os fará vencer a eleição. A insatisfação com a politica e os políticos é muito grande. Essa insatisfação beneficia O ou OS candidato (os) de oposição.  Por hoje é só, em outro momento faremos um balanço mais apurado da eleição que se aproxima, agora é esperar as previsões acontecerem, ou nega-las.
Carlos Correia/Portal Catingal

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!