Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos começou hoje em Manoel Vitorino


Foto: Divulgação

Quem cria bichos em casa deve ficar atento. Começou hoje (28), a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos. A campanha “Quem ama cuida!” tem como meta vacinar todos os animais do município de Manoel Vitorino. O prefeito Heleno Vilar pediu empenho da secretaria municipal de saúde para que todos os animais recebam imunização contra raiva.

A Vigilância Sanitária recomenda que, na hora da vacinação, os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

De acordo com as autoridades de saúde, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da dose.

Todas as vacinas foram repassadas pelo Ministério da Saúde. A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Quem for mordido por um animal contaminado, deve lavar o local machucado com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!