Sistema de abastecimento de água de Catingal volta a funcionar como na época em que foi implantado


centro-de-abastecimentodeagua
Foto: Portal Catingal/Levy Barros

Depois de uma análise profunda a Cerb – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, chegou a conclusão que havia cerca de 80 furos na adutora de água que abastece o distrito de Catingal e para entregar a obra para a EMBASA se fazia necessário lacrar todas as sangrias que abastecia as fazendas que faz parte do percurso da adutora.

Alexandra, assistente social da Cerb realizou reunião com a comunidade de Catingal e disse que seria necessário o fechamento da água por 20 dias, para fechar as sangrias e fazer reparos nas caixas receptoras de água. O prazo foi cumprido a risca e em 20 dias o abastecimento de água voltou a ser realizado em Catingal. A prefeitura também vem cumprindo com sua parte prometida, de manter o abastecimento para as famílias da zona rural que tiveram o abastecimento suspenso pela empresa e continuará sendo mantido até que o serviço de retorno da água seja concluído pela empresa licitada para realizar a obra.

Segundo Leonardo Brito, Secretário municipal de Obras, ainda há três furos na adutora que, por resistência dos fazendeiros, não foram fechados, porém a empresa responsável estará tomando as medidas necessárias e os mesmos serão fechados.

Após a correção na rede de abastecimento de água do distrito de Catingal, o aumento do volume de água aumentou em mais de 100%. Leonardo disse que antes era distribuída apenas 2 caixas por dia, agora são 5 caixas de água que são liberadas pelo sistema durante o dia.

Ainda de acordo com o secretário, ainda há 2 ruas que estão com problemas na rede e a água ainda não está chegando o suficiente, porém a Cerb irá concertar o mais breve possível.

A Cerb vem cumprindo com suas obrigações quanto empresa, precisamos do apoio da população. Que o povo possa abraçar essa causa como um bem maior e de interesse do coletivo. Os fazendeiros que fazem parte do percurso da adutora também não ficarão sem o abastecimento, a obra que vai retornar com a água por 20 Km já foi licitada e a empresa deve começar os serviços até o meado de maio.

Levy Barros

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!